Embaixada de Portugal na Alemanha

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de Boas Vindas

Sagres em Sagres Outubro de 2008
Bem-vindo ao novo website da Embaixada de Portugal em Berlim - https://www.berlim.embaixadaportugal.mne.pt/

Este novo website tem como objetivo fornecer toda a informação aos seus utilizadores, da forma mais clara e atualizada possível.
Esperamos que encontre no novo website as respostas às suas questões. Para qualquer esclarecimento adicional poderá sempre contactar-nos através do e-mail: mail@botschaftportugal.de.

O antigo website deixará de estar operacional remetendo agora para esta nova página.

Comemoração Oficial do Dia de Portugal 2016

DIVULGACAO DIGITAL GISELA JOAO6 02 03

O concerto de Gisela João será o evento central da comemoração oficial do Dia de Portugal na Alemanha. Com esta iniciativa a Embaixada de Portugal na Alemanha pretende transmitir uma imagem de modernidade, ligada às tradições da cultura portuguesa e ao mesmo tempo promover Portugal como destino turístico.

De assinalar que o número de turistas alemães em Portugal tem vindo a aumentar significativamente nos últimos anos, com um crescimento na ordem dos 12% registado no ano passado, tendo ultrapassado 1 Milhão de visitantes em 2015.

Mas Portugal também se tem vindo a afirmar na Alemanha como um parceiro cada vez mais importante no campo económico e comercial. E a nossa Comunidade tem vindo a crescer em vários sectores da vida alemã.

É para toda esta diversidade de público que a Embaixada, com o apoio do Turismo de Portugal e de outros parceiros como a Caixa Geral de Depósitos, a TAP, o Instituto Camões, a AICEP e o Hotel Pestana Berlim, tomou a iniciativa de apresentar Gisela João em Berlim.

 Gisela João é considerada uma das novas vozes de referência no mundo da World Music e do Jazz, conciliando uma forte matriz de Fado e uma visão mais contemporânea deste estilo musical.

Após ter sido nomeada para os Music Awards 2016 da Songlines Magazine, Gisela João estreia-se em palcos berlinenses, apresentando-se ao público da Haus der Berliner Festspiele a 13 de junho 2016. Projetada pelo arquiteto Fritz Bornemann para Berlim ocidental, e inaugurada em 1963 como “Theater der Freien Volksbühne”, a Haus der Berliner Festspiele faz parte do Berliner Festspiele, criado em 1951, que agrega vários festivais independentes de música, teatro, dança e literatura a decorrer durante o ano por toda a cidade de Berlim e que contam com um público berlinense estável. 

“Nada em Gisela João faz lembrar uma fadista, nada parece ligá-la a uma tradição. Excepto a voz. E é a voz que a torna uma fadista maior.” (João Bonifácio, Público).

Estamos certos que, depois de ouvirem Gisela João na Haus der Berliner Festspiele, os nossos amigos alemães sentirão mais vontade de visitar Portugal.

http://www.berlinerfestspiele.de/specials

Apoie os Bombeiros de Portugal

bg header
Informamos que está a decorrer uma campanha internacional de angariação de donativos "Apoie os Bombeiros de Portugal". Esta é uma iniciativa da revista PORT.COM, com o apoio da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, da Caixa Geral de Depósitos e da Liga dos Bombeiros Portugueses.
 
Os donativos podem ser efectuados para a seguinte conta bancária:
IBAN: PT50 0035 0413 00045735 130 85
BIC: CGDIPTPL
 
Mais informações podem ser consultadas em www.bombeirosportugueses.pt

Plenário CCP em Lisboa

Cartaz informativo CCP A

O Conselho das Comunidades Portuguesas tomou posse e reuniu-se em plenário, nos passados dias 26-28 de Abril, na Assembleia da República em Lisboa. Participaram 65 Conselheiros, entre os quais os 4 eleitos pela Alemanha.

Foram eleitos os diferentes órgãos do CCP e gostaríamos de felicitar em particular o Conselheiro Alfredo Stoffel pela eleição para o cargo de Presidente do Conselho Regional das Comunidades Portuguesas na Europa, bem como o Conselheiro José Loureiro pela eleição para o cargo de Presidente da Secção Local CCP Alemanha, constituída pelos quatro Conselheiros das Comunidades Portuguesas eleitos por este país.

Esta Embaixada reitera a inteira disponibilidade para apoiar a prossecução destes mandatos, em relação aos quais faz votos de maior sucesso, estando convicta de que certamente muito contribuirão em prol das nossas Comunidades.

Visita Oficial do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva a Berlim (27 e 28 de abril 2016)

27 de Abril de 2016 08
Realizou-se no final do mês passado, nos dias 27 e 28 de abril, a primeira visita oficial a Berlim do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que contemplou encontros no Ministério Federal das Relações Externas, no Bundestag, na Federação da Indústria Alemã (BDI) e na Freie Universität.

No encontro com o Ministro Federal das Relações Externas, Frank-Walter Steinmeier, abordaram-se temas da atualidade política internacional, com especial destaque para a questão das migrações e refugiados.

Ministro Santos Silva participou na reunião plenária da Comissão de Assuntos Europeus do Bundestag, estando representados todos os partidos com assento parlamentar, e encontrou-se com o Presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros, Dr. Norbert Röttgen.

No encontro de trabalho empresarial organizado pela Federação da Indústria Alemã (BDI), Ministro Augusto Santos Silva foi recebido pelo Director-Geral e Membro do Conselho de Administração, Dr. Markus Kerber. Participaram representantes de empresas alemãs mas também multinacionais, quer com projectos já em desenvolvimento em Portugal como interessadas em explorar novas vias de negócio. Por ambos os lados foi sublinhada a importância da parceria económico-comercial entre os dois países e o valor estruturante do investimento directo alemão em Portugal.

A convite do Presidente da Freie Universität Berlin, Prof. Dr. Peter-André Alt, Ministro Augusto Santos Silva proferiu uma palestra com o título “Europa: da Cultura à Economia”, perante uma plateia composta essencialmente por estudantes, na sua maioria mestrandos e doutorandos, bem como por docentes, das áreas de Relações Internacionais, Ciências Políticas e Económicas e Filologia Românica. Discurso do Ministro versou sobre os desafios que presentemente se impõem à identidade europeia e o papel central que cabe à Cultura, enquanto matriz civilizacional, assente no pensamento crítico e na razão, na cidadania, na participação na esfera pública e no respeito pela riqueza que resulta da diversidade cultural.

Para mais informações em alemão sobre Palestra Ministro Augusto Santos Silva no website da Freie Universität: http://www.fu-berlin.de/campusleben/campus/2016/160502-aussenminister-portugal/index.html

Ler mais: Visita Oficial do Ministro...

Contactos

Embaixada

Zimmerstraβe 56
10117 Berlin
(+49) 30 59 00 63 500
mail@botschaftportugal.de

Facebook 

Mais informação

Secção Consular

Zimmerstraβe 56 – 1. OG
10117 Berlin
+(49) 30 2291388
+(49) 30 2290011
sconsular@berlim.dgaccp.pt
mail@botschaftportugal.de (Embaixada)

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático