Embaixada de Portugal na Alemanha

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de Boas Vindas

Sagres em Sagres Outubro de 2008
Bem-vindo ao novo website da Embaixada de Portugal em Berlim - https://www.berlim.embaixadaportugal.mne.pt/

Este novo website tem como objetivo fornecer toda a informação aos seus utilizadores, da forma mais clara e atualizada possível.
Esperamos que encontre no novo website as respostas às suas questões. Para qualquer esclarecimento adicional poderá sempre contactar-nos através do e-mail: berlim@mne.pt

25º aniversário do jornal Portugal Post / 3ª edição entrega prémios PORTUGALESER

O Embaixador João Mira Gomes, participou no jantar comemorativo do 25º aniversário do jornal Portugal Post, que teve lugar a 9 de Junho, no Hotel Pestana Tiergarten Berlin.

Na abertura da cerimónia de entrega das medalhas PORTUGALESER, assinalou o elevado contributo da anterior e da atual Direcção - respetivamente Mário dos Santos e Tiago Pais - do único jornal em Português na Alemanha junto da Comunidade Portuguesa neste país, felicitando a nova imagem gráfica do editorial apresentada no decurso do evento, bem como os 25 premiados (três dos quais integrando ou com vínculo à Embaixada), de entre cerca de 70 nomeados em 14 categorias, nomeadamente associativismo, acção solidariedade social e trabalho, ensino, artes, entre outras.

Esta distinção destina-se a homenagear portugueses, empresas ou instituições que, pela sua atuação nos mais diversos campos, contribuíram para a dignificação da Comunidade Portuguesa residente na Alemanha e para o desenvolvimento das relações bilaterais entre o país de origem e de acompanhamento, tendo, ainda, por objectivo revelar alguns rostos menos conhecidos da comunidade, cujo contributo para a sociedade é indiscutível.IMG 3919

Mensagem do Embaixador de Portugal na Alemanha por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

No próximo dia 10 de Junho seremos mais de 146.000 nacionais a celebrar a portugalidade na Alemanha. Nos vários Estados-Federados serão muitas as celebrações a cargo de Associações, de outras coletividades ou de grupos de cidadãos. A todos saúdo e a todos agradeço pela vossa iniciativa.

Nunca a Comunidade portuguesa na Alemanha foi tão numerosa; e nunca foi tão rica em diversidade.

É essa diversidade que nos permitirá ter uma presença mais abrangente e mais visível nos vários sectores da sociedade alemã; e será através de um maior protagonismo que poderemos promover a defesa dos nossos interesses de uma forma mais eficaz.

Em especial gostaria de pedir o vosso empenho nas questões do Ensino do Português. A Embaixada, através da Coordenação do Ensino, juntamente com os Consulados Gerais, os professores e as Associações de pais tem levado a cabo uma estratégia abrangente de promoção do Ensino da Língua na Alemanha.

O nosso objetivo é triplo: aumentar o reconhecimento académico do estudo do português, reforçar o apoio por parte das administrações escolares alemãs e, por último, crescer no número de alunos que frequentam as aulas ministradas pelos professores aqui colocados pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua IP.

Para atingir aqueles objetivos necessitamos de contar com a mobilização de todos os setores da Comunidade. Neste contexto gostaria de deixar uma palavra especial de reconhecimento aos Conselheiros das Comunidades Portuguesas e aos membros dos vários Conselhos Consultivos juntos dos Consulados Gerais pelo trabalho que têm levado a cabo na prossecução daquele triplo desiderato.

Claro que uma parte importante da concretização daquela estratégia cabe ao Estado português. Por isso, o Ensino tem sido uma das minhas prioridades desde que iniciei funções; e, por isso, iremos reforçar a Rede de Ensino do Português, quer através da colocação de mais docentes, quer através de uma melhor organização da rede de escolas onde serão ministrados cursos de Português no ano letivo 2018-2019.

O Ensino e a divulgação da Língua não se resumem à “escola portuguesa”. A nível universitário temos vindo a crescer significativamente em termos do número de universidades com as quais colaboramos e, consequentemente, a registar um aumento considerável do número de discentes que frequentam cursos de língua e cultura.   

Para além do Ensino existem outras áreas nas quais pretendemos melhorar o apoio à Comunidade. Desta forma, e indo ao encontro de um desejo que me foi transmitido mesmo antes de assumir o cargo de Embaixador em Berlim, iremos, no segundo semestre do corrente ano, abrir um escritório consular na região de Frankfurt. Por outro lado, irá ser prosseguida a celebração de Protocolos de Cooperação com municípios alemães, iniciativa, esta, que tem merecido uma atenção muito especial por parte do Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Os primeiros meses deste ano confirmaram a excelente fase do relacionamento bilateral entre Portugal e a Alemanha. Em Março passado o Presidente Federal Frank-Walter Steinmeier visitou oficialmente Portugal; e há escassas semanas foi a vez da Chanceler Angela Merkel testemunhar, com particular agrado, a evolução registada no nosso país nos últimos anos.

Nas conversas com os respetivos interlocutores portugueses, ambos altos dignitários tiveram oportunidade de elogiar a Comunidade residente na Alemanha; a ambos, as autoridades portuguesas tiverem oportunidade de agradecer o acolhimento concedido aos nossos nacionais que aqui residem.

E é a todos, e a cada um, dos mais de 146.000 portugueses na Alemanha, sem esquecer os luso-descendentes que também integram a grande família lusa, que desejo um feliz e festivo Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas.

 

João Mira Gomes
Embaixador de Portugalna Alemanha

Mensagem do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas por ocasião das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Mensagem do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas por ocasião das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 

Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - 2018

Caros concidadãos,

No dia 10 de junho comemora-se uma das datas mais emblemáticas da nossa identidade, com a celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Tal como vem sucedendo, as cerimónias oficiais, com a presença dos senhores Presidente da República e Primeiro-ministro, vão ter epicentro em Portugal e no estrangeiro, repartindo-se pelos Açores e pelos Estados Unidos da América.

Adicionalmente, o Dia de Portugal será assinalado um pouco por todo o Mundo, nos diversos continentes, graças ao trabalho conjunto da nossa rede diplomática e consular, do movimento associativo português na diáspora e de muitos cidadãos portugueses e lusodescendentes que, a título individual, dão o seu contributo para que a história, a cultura e as tradições de Portugal sejam enaltecidas com particular entusiasmo e significado.

Esse é um sinal inequívoco de que apesar de estarem fisicamente longe, os portugueses no Mundo têm o seu coração em Portugal.

Outro exemplo dessa ligação inabalável foi bem visível no esforço solidário, protagonizado pelas comunidades portuguesas, no apoio aos territórios afetados pelos trágicos incêndios de 2017. Recentemente tive a oportunidade de visitar o concelho de Pedrógão Grande e pude testemunhar a aplicação concreta desses donativos – vindos de comunidades portuguesas residentes em diferentes continentes – e o modo como contribuíram para atenuar as dificuldades materiais dos cidadãos afetados e para reforçar os equipamentos ao dispor dos bombeiros voluntários locais. Este importante contributo chegou não apenas a Pedrógão, mas beneficiou, também, muitos outros municípios sobre os quais recaiu o infortúnio dos devastadores incêndios do passado verão.

Gostaria de terminar com duas notas finais de grande importância.

Aproxima-se a data da votação final, na Assembleia da República, do “recenseamento automático” dos portugueses no estrangeiro. O Governo fez o seu trabalho e provou que é possível concretizar esta importante medida política. Caso ela venha a ser aprovada, pelos senhores deputados, os portugueses no estrangeiro vão receber uma carta a perguntar se querem ser inscritos nos cadernos de recenseamento eleitoral para poderem votar. Deixam de ter que deslocar-se aos consulados, muitas vezes centenas de quilómetros, para se recensearem.

Iremos pôr um fim a uma desigualdade incompreensível entre os portugueses que vivem em Portugal e os portugueses que vivem no estrangeiro. Será importante, então, participar nos futuros atos eleitorais, seja qual for o sentido de voto, para mostrarmos que valeu a pena promover esta importante mudança nas condições de participação cívica e política das comunidades portuguesas.

Gostaria de reafirmar o empenho do Governo no reforço humano e material dos serviços consulares. Após vários anos marcados por constrangimentos, é agora tempo de repor, gradualmente, a capacidade de resposta dos serviços consulares. Trata-se de uma questão de justiça para os trabalhadores consulares, que todos os dias dão o seu melhor, mas também para os portugueses que por esta via reforçam a sua vinculação a Portugal.

Termino, valorizando e reconhecendo, uma vez mais, o papel protagonizado por todos os portugueses residentes no estrangeiro, que, nas suas dimensões sociais, culturais, económicas e políticas, são uma das mais importantes forças de Portugal e constituem a expressão criadora do nosso humanismo e um exemplo da boa integração de Portugal na vida internacional.

A todos, desejo uma celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com a alegria, o orgulho e o significado de sempre.

 

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas
José Luís Carneiro

Boletim Informativo Comunidade Portuguesa na Alemanha - Nr.14 / Maio 2018

Já se encontra disponível o novo número do Boletim Informativo dedicado à Comunidade Portuguesa na Alemanha. Esperamos que a informação que lá se encontra, resultado de um trabalho conjunto entre a Embaixada e os Consulados-Gerais de Portugal na Alemanha, se revele útil para os seus leitores e desde já agradecemos os comentários e sugestões que nos queiram fazer chegar.

Boa leitura!
Boletim Informativo Nr 14 Maio 2018 Page 1

Boletim Informativo Nr 14 Maio 2018 Page 2

Boletim Informativo Nr 14 Maio 2018 Page 3 reduced

Boletim Informativo Nr 14 Maio 2018 Page 4

Contactos

Embaixada

Zimmerstraβe 56
10117 Berlin

(+49) 30 59 00 63 500
berlim@mne.pt
Facebook 

Mais informação

Secção Consular

Zimmerstraβe 56 – 1. OG
10117 Berlin

+(49) 30 2291388
+(49) 30 2290011
sconsular.berlim@mne.pt (Secção Consular)
berlim@mne.pt (Geral)

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático