Embaixada de Portugal na Alemanha

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de Boas Vindas

Sagres em Sagres Outubro de 2008
Bem-vindo ao novo website da Embaixada de Portugal em Berlim - https://www.berlim.embaixadaportugal.mne.pt/

Este novo website tem como objetivo fornecer toda a informação aos seus utilizadores, da forma mais clara e atualizada possível.
Esperamos que encontre no novo website as respostas às suas questões. Para qualquer esclarecimento adicional poderá sempre contactar-nos através do e-mail: berlim@mne.pt

Lei Orgânica nº. 47/2018, de 13 de agosto - Recenseamento eleitoral automático dos portugueses residentes no estrangeiro - notificação obrigatória pela Adminsitração Eleitoral

Nota: este recenseamento eleitoral automático dos portugueses residentes no estrangeiro aplica-se apenas aos portadores de Cartão de Cidadão e no qual conste a morada no estrangeiro

1.Na sequência das alterações ao regime jurídico do recenseamento eleitoral ao abrigo da Lei Orgânica n.º 47/2018, de 13 de agosto, informa-se que os portugueses residentes no estrangeiro titulares de Cartão de Cidadão e no qual conste a morada no estrangeiro irão ser notificados directamente pela Administração Eleitoral – através de notificação, cujo modelo abaixo se indica - relativamente à sua inscrição automática no recenseamento eleitoral decorrente daquela morada indicada.

Apenas quem não pretender ficar inscrito no recenseamento eleitoral português, deverá devolver a carta, por via postal, no prazo de 30 dias, assinada no campo indicado.  Quem pretender ficar recenseado, não tem nada que fazer.

2. Os cidadãos nacionais titulares de Bilhete de Identidade não receberão esta notificação, quer estejam recenseados, ou não.

Os cidadãos nacionais titulares de Bilhete de Identidade que já estejam recenseados, deverão consultar o sítio da Administração Eleitoral (https://www.portaldoeleitor.pt/) para certificar que estão bem inscritos ou verificar os cadernos eleitorais durante o mês de março de 2019.

notificacao

Bolsas de Estudo 2018/2019

Encontra-se a decorrer até ao dia 26 de Novembro o período de receção de candidaturas ao Programa de Bolsas de Estudo 2018/19, que a Embaixada de Portugal em Berlim promove, com o objetivo de premiar os melhores alunos portugueses e luso-alemães no “Abitur” deste ano, e bem assim de incentivar os mesmos à prossecução dos seus estudos superiores na Alemanha.

Informações sobre o regulamento do programa estão acessíveis em: https://www.berlim.embaixadaportugal.mne.pt/pt/a-embaixada/noticias/programa-de-bolsas-de-estudo-para-estudantes-portugueses-e-lusodescendentes-na-alemanha

Comunicação Imprensa Bolsas de Estudos 2018 min

Programa de Bolsas de Estudo para estudantes portugueses e lusodescendentes na Alemanha

A Embaixada de Portugal em Berlim tem o prazer de anunciar que está aberto o concurso de Bolsas de Estudo destinadas a estudantes portugueses ou com dupla nacionalidade portuguesa e alemã que tenham concluído com reconhecido mérito, no ano de 2018, o Ensino Secundário Liceal alemão na Alemanha, e estejam inscritos no primeiro semestre do Ensino Universitário alemão, ou equivalente, na Alemanha (Semestre de Inverno 2019/19). Toda a informação aqui:
bolsas 2018 2019 Page 1

bolsas 2018 2019 Page 2

20 anos do Nobel de Saramago na Feira do Livro de Frankfurt | Lançamento Jornal de Letras em Alemão dedicado à Literatura em Língua Portuguesa

capa Alemanha reduced

Os 20 anos da atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago vão ser assinalados pela Embaixada de Portugal na Alemanha, pelo Instituto Camões Berlim e pelo Jornal de Letras na Feira do Livro de Frankfurt deste ano, que decorre entre 10 e 14 de outubro.

Hoje, segunda-feira, 8 de outubro, dia em que se comemoram 20 anos do anúncio da atribuição do Prémio Nobel ao autor, que teve lugar na 50ª edição da Feira do Livro de Frankfurt, é publicada a primeira edição alemã do Jornal de Letras, inteiramente dedicada à literatura em língua portuguesa. Esta edição é apresentada no dia 11, quinta-feira, no stand de Portugal naquela Feira do Livro e terá uma versão em português disponível para consulta online no site do JL (disponível a partir de quarta-feira, 10, em www.jornaldeletras.pt).

Inteiramente destinada à circulação na Alemanha, esta primeira edição especial inclui olhares de dois editores e dois tradutores alemães sobre as literaturas de língua portuguesa, do livreiro Teo Ferrer de Mesquita, autobiografias de três autores galardoados com o Prémio Camões, textos de Miguel Real e António Carlos Cortez sobre o romance e a poesia portugueses e crónicas de e sobre vários autores que têm vindo a integrar programas literários na Alemanha ou que assumem um papel central no panorama de edições em alemão de autores de língua portuguesa.

“A língua portuguesa é hoje uma das línguas europeias que mais cresce”, afirma, neste número, o Embaixador de Portugal na Alemanha, João Mira Gomes. “É nesta perspetiva que a Embaixada e o Camões Berlim têm vindo a desenvolver o seu trabalho de diplomacia cultural, que inclui a promoção do Livro e da Literatura, em colaboração com o Ministério da Cultura.”

Esta edição especial do JL em alemão, que assinala este marco da história da literatura portuguesa, insere-se ainda no âmbito mais alargado do projeto Portugal País Convidado na Feira do Livro de Leipzig 2021 e contará até essa data com a publicação de mais 5 edições.

“A literatura ocupa um lugar central no projeto Portugal País Convidado da Feira do Livro de Leipzig e os passos já dados têm vindo a contribuir para a construção de um diálogo”, sublinha a adida cultura e diretora do Instituto Camões Berlim, Ana Patrícia Severino, de quem partiu esta iniciativa. “Recebemos a proposta para ser País Convidado de Honra em 2021, na sequência do trabalho que tem vindo a ser feito: Portugal está, desde 2016, representado na Feira do Livro de Leipzig com um stand e uma delegação de autores, são asseguradas leituras com autores na Feira do Livro de Frankfurt, foi criada uma Bolsa de Residência Literária que este ano terá a sua terceira edição, são organizadas, anualmente, visitas de editores de língua alemã a Lisboa, iniciativa agora alargada a editores de outros países, e, como resultado desse trabalho, temos assistido, mais recentemente, à publicação de livros de autores portugueses ainda inéditos na Alemanha, como são os casos de Hélia Correia (vencedora do Prémio Camões em 2015), Raquel Nobre Guerra e Isabela Figueiredo, convidadas a integrar a delegação de autores que estiveram presentes na Feira do Livro de Leipzig entre 2016 e 2018”.

Em nota de apresentação, José Carlos de Vasconcelos, diretor do JL, afirma: “É uma satisfação e uma honra para o JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias, publicar esta edição em alemão, na fidelidade aos seus objetivos de sempre, em particular o de contribuir para a valorização e a difusão da literatura e da cultura portuguesas, bem assim da nossa língua, hoje língua comum de oito países, e de mais de 260 milhões de pessoas, em todos os continentes. Na fidelidade a tais objetivos e em coerência também com o seu percurso ao longo de 38 anos, sem uma só vez ter faltado, como quinzenário primeiro, semanário depois, e de novo quinzenário, que continua a ser - jornal de criação, de cultura e de pensamento único em português.”

Fundado em 1981, o Jornal de Letras (JL) é o veículo em Portugal que, de forma consistente, desde então, por excelência promove as literaturas de língua portuguesa, razão pela qual faz todo o sentido associá-lo ao projeto Portugal País Convidado na Feira do Livro de Leipzig. 

Contactos

Embaixada

Zimmerstraβe 56
10117 Berlin

(+49) 30 59 00 63 500
berlim@mne.pt
Facebook 

Mais informação

Secção Consular

Zimmerstraβe 56 – 1. OG
10117 Berlin

+(49) 30 2291388
+(49) 30 2290011
sconsular.berlim@mne.pt (Secção Consular)
berlim@mne.pt (Geral)

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático