Embaixada de Portugal na Alemanha

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de Boas Vindas

Sagres em Sagres Outubro de 2008
Bem-vindo ao novo website da Embaixada de Portugal em Berlim - https://www.berlim.embaixadaportugal.mne.pt/

Este novo website tem como objetivo fornecer toda a informação aos seus utilizadores, da forma mais clara e atualizada possível.
Esperamos que encontre no novo website as respostas às suas questões. Para qualquer esclarecimento adicional poderá sempre contactar-nos através do e-mail: mail@botschaftportugal.de.

O antigo website deixará de estar operacional remetendo agora para esta nova página.

Obrigado!

IMG 3319 reduced

O Embaixador João Mira Gomes agradece a todos os que tornaram a Comemoração Oficial do Dia de Portugal 2016 um evento que muito dignificou o nosso país.
Um obrigado muito especial à Gisela João e sua equipa, bem como a todos os portugueses e alemães que compareceram na Haus der Berliner Festspiele e contribuíram para um ambiente de festa inesquecível.
Um enorme agradecimento a todos os funcionários da Embaixada que estiveram envolvidos na organização do evento, e aos patrocinadores sem os quais nada teria sido possível - Turismo de Portugal, Caixa Geral de Depósitos, aicep Portugal Global, Instituto Camões, Pestana Hotel Berlin Tiergarten e TAP PORTUGAL.

Mensagem do Embaixador de Portugal na Alemanha por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

A celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é um momento de reencontro e de convívio de todos os cidadãos portugueses, independentemente do respetivo local de residência. Essa grande Comunidade espalhada pelos cinco continentes, quotidianamente representa Portugal e espelha os valores e as características pelos quais somos reconhecidos e admirados universalmente.

No caso da Alemanha irão realizar-se inúmeras iniciativas para assinalar o Dia de Portugal. Desde já, saúdo os seus organizadores – tanto do movimento associativo como de grupos informais de cidadãos - e agradeço a generosidade do trabalho investido. A diversidade dessas comemorações e a abrangência geográfica serão um exemplo bem marcante da vitalidade da nossa Comunidade, facto que me apraz registar, sobretudo tratando-se do primeiro ano em que celebro o Dia de Portugal como Embaixador na Alemanha.

Precisamente por este facto, e depois de comemorações oficiais assinaláveis, nos últimos anos, em Dusseldorf, Hamburgo e Estugarda, considerei que seria apropriado regressar a Berlim para celebrar o Dia de Portugal.

Este ano as comemorações terão como momento central um concerto da fadista Gisela João na Haus der Berliner Festspiele. Os inúmeros convidados portugueses e alemães serão brindados com uma oportunidade única para descobrirem uma grande voz da nova geração de fadistas portugueses. Ao mesmo tempo terão a oportunidade de degustar produtos portugueses e de assistirem à projeção de imagens de grande beleza sobre vários destinos turísticos nacionais.    

A Comunidade Portuguesa na Alemanha é a mais numerosa de sempre com quase 134.000 cidadãos registados. A esse crescimento em termos de números também deverá corresponder um aumento de visibilidade, de capacidade de influência, de melhores e mais vastas redes de contactos. Desse modo estaremos a contribuir para uma melhor promoção dos nossos interesses na Alemanha e também para reforçar a ligação bilateral entre os dois países.

Este é um projeto prioritário na agenda da Embaixada de Portugal em Berlim, que tenho abordado nas deslocações às várias áreas consulares e que conta com a colaboração preciosa dos Consulados Gerais, dos Conselheiros das Comunidades eleitos, da rede de professores da Coordenação do Ensino e de outros nossos concidadãos que manifestaram interesse e disponibilidade em contribuírem para um levantamento que designei “Rostos da Comunidade”.

O reforço do relacionamento bilateral entre Portugal e a Alemanha tem registado uma dinâmica muito positiva. Basta referir que apenas no primeiro semestre do corrente ano realizaram-se as visitas a Berlim de Sua Excelência o Primeiro-Ministro, em Fevereiro, e de Sua Excelência o Presidente da República, em Maio. Pelo meio recebemos, ainda, inúmeras delegações governamentais com destaque para as visitas do Ministro dos Negócios Estrangeiros e do Ministro das Finanças, sem esquecer o périplo efetuado pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas logo nos primeiros meses do seu mandato.    

Este ano, as comemorações oficiais do Dia 10 de Junho reservam um lugar muito especial à diáspora portuguesa. Suas Excelências o Presidente da República e o Primeiro-Ministro terão a oportunidade de assinalar numa das cidades que mais portugueses acolhe no mundo – Paris - essa grande festa da portugalidade. Será um momento para renovar o reconhecimento em relação a todos os portugueses que trocaram os respetivos lugares de origem por destinos mais longínquos no estrangeiro, quer sejam estes em França, quer noutros países.

A grande festa do Dia de Portugal normalmente prolonga-se pelos dias e fins-de-semana seguintes. Este ano há um motivo adicional para fazê-lo: todos apoiarmos com entusiasmo e com alegria a Seleção Nacional no Euro 2016!

Termino formulando votos de um excelente Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.           

João Mira Gomes

Embaixador de Portugal na Alemanha

Contactos

Embaixada

Zimmerstraβe 56
10117 Berlin
(+49) 30 59 00 63 500
mail@botschaftportugal.de

Facebook 

Mais informação

Secção Consular

Zimmerstraβe 56 – 1. OG
10117 Berlin
+(49) 30 2291388
+(49) 30 2290011
sconsular@berlim.dgaccp.pt
mail@botschaftportugal.de (Embaixada)

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático