Embaixada de Portugal na Alemanha

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Kunstraum Botschaft / Instituto Camões Berlim

Conselheira Cultural:  Drª Patrícia Severino

Kunstraum Botschaft / Instituto Camões Berlim
Zimmerstr. 55
10117 - Berlin
camoes.berlim@mne.pt
kunstraumbotschaft.berlin@mne.pt


No atual contexto específico europeu a cooperação cultural e a divulgação da cultura do nosso país, junto do país acreditador, são um eixo fundamental na construção de uma reconhecida identidade portuguesa no seio de uma mais vasta identidade europeia.

De acordo com relatórios recentes da Comissão Europeia, os setores culturais e criativos europeus representam até 4,5% do PIB europeu, correspondendo a cerca de 3,8% da mão-de-obra da UE (8,5 milhões de pessoas), sendo a Europa o líder mundial em exportações de produtos das indústrias criativas. É precisamente o potencial criativo e económico que este setor do nosso País representa que queremos valorizar na estratégia de internacionalização que a Embaixada de Portugal na Alemanha está a estruturar.

O novo espaço cultural, inaugurado em fevereiro passado pelo Primeiro-Ministro António Costa, funciona no âmbito da rede externa do Camões – Instituto de Cooperação e da Língua e constituí um núcleo essencial de projeção de Portugal na Alemanha.

Em 2016, ano de abertura, organizámos já exposições de 3 importantes artistas contemporâneos: Nuno Cera, André Romão e Tatiana Macedo, celebrámos um Memorando de Entendimento com a Fundação EDP/MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, participámos no Gallery Weekend e no Art Berlin Contemporary e dinamizámos projetos envolvendo as comunidades.

Estamos a privilegiar a articulação com outras instituições e diferentes projetos, estabelecendo parcerias também com organismos alemães que têm experiência de programação e públicos, de modo a valorizar os recursos de que dispomos mantendo a nossa colaboração multilateral no seio do cluster EUNIC Berlin – rede europeia de institutos de cultura e da CPLP.