GRUPO CPLP – BERLIM

COMUNICADO DE IMPRENSA 23º ANIVERSÁRIO DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Celebra-se hoje, 17 de Julho de 2019, o 23º aniversário da constituição da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Fundada a 17 de Julho de 1996, a organização conta, atualmente, com nove Estados-Membros a saber, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Integrada por mais de 260 milhões de pessoas - numa área superior a 10 milhões de quilómetros quadrados - que falam a mesma língua, o português, desde a sua criação percorreu um longo caminho no decurso do qual foram obtidas diversas conquistas e granjeou reconhecimento intracomunitário e internacional que permitem à Organização almejar novos patamares e assumir novos desafios.

A CPLP tem alargado e aprofundado as relações entre os seus membros num quadro de diálogo e cooperação, estribado numa concertação político-diplomática assertiva, sendo visível a conjugação de esforços, a vários níveis, visando a promoção de interesses comuns dos cidadãos. A organização é presidida de forma rotativa, de dois em dois anos, pelo presidente de um dos Estados Membros, eleito consensualmente durante o órgão máximo que é a Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo. Na XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada de 17 a 18 de Julho de 2018, em Santa Maria, Ilha do Sal, a República de Cabo Verde foi eleita para a presidência para o biénio 2018-2020, e o Embaixador português Francisco Ribeiro Telles para Secretário Executivo da CPLP para o biénio 2019-2020.

Tendo em conta os princípios orientadores da organização, Cabo Verde propôs como objetivo para o biénio da sua presidência, envidar esforços para reforçar a boa governação, a estabilidade política, o reforço da democracia e dos direitos humanos e potenciar ganhos no aproveitamento das vantagens que geram as dinâmicas regionais onde cada Estado se insere.

O tema escolhido por Cabo Verde para o biénio 2018-2020 é “As Pessoas, A Cultura e Os Oceanos”, que vai ao encontro da Nova Visão Estratégica da CPLP para 2016-2026. As pessoas, a cultura e os oceanos são recursos estratégicos, importando explorar todas as suas potencialidades e orientando-as para o desenvolvimento, no qual a sociedade civil terá um papel fundamental.

Os valores e princípios que enformam a Comunidade, tornam o espaço intracomunitário atrativo para o investimento, criando oportunidades tanto para os Estados Membros como para os seus parceiros internacionais em todos os sectores da economia, designadamente no comércio, ciência e tecnologia, saúde, economia azul, ambiente e agricultura, entre outros.

A CPLP vai continuar, seguramente, a trajetória de sucesso dos últimos 23 anos, e, sem dúvida, tornar-se-á um espaço ainda mais dinâmico e criador de oportunidades promissoras para o desenvolvimento, a cooperação e a promoção da língua Portuguesa.

Através da sua atuação, o ‘Grupo CPLP – Berlim’ irá, através das Embaixadas dos Estados Membros presentes em Berlim, continuar de forma empenhada a divulgação da CPLP na Alemanha contribuindo para o reforço das relações bilaterais dos respetivos países e integração das suas comunidades. Em particular, em Maio deste ano, o Grupo organizou mais um evento comemorativo do ‘Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP’, subordinado ao tema “A Diversidade Cultural como Fator de Internacionalização da CPLP”, tendo sido transmitida uma mensagem vídeo de saudação do Secretário Executivo da CPLP.

Partilhamos também a mensagem do Secretário Executivo da CPLP, Embaixador Francisco Ribeiro Telles, por ocasião deste aniversário: https://www.facebook.com/comunidade.paises.lingua.portuguesa/videos/2394338310887852/

  • Partilhe