Embaixada de Portugal na Alemanha

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Visita Oficial do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva a Berlim (27 e 28 de abril 2016)

27 de Abril de 2016 08
Realizou-se no final do mês passado, nos dias 27 e 28 de abril, a primeira visita oficial a Berlim do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que contemplou encontros no Ministério Federal das Relações Externas, no Bundestag, na Federação da Indústria Alemã (BDI) e na Freie Universität.

No encontro com o Ministro Federal das Relações Externas, Frank-Walter Steinmeier, abordaram-se temas da atualidade política internacional, com especial destaque para a questão das migrações e refugiados.

Ministro Santos Silva participou na reunião plenária da Comissão de Assuntos Europeus do Bundestag, estando representados todos os partidos com assento parlamentar, e encontrou-se com o Presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros, Dr. Norbert Röttgen.

No encontro de trabalho empresarial organizado pela Federação da Indústria Alemã (BDI), Ministro Augusto Santos Silva foi recebido pelo Director-Geral e Membro do Conselho de Administração, Dr. Markus Kerber. Participaram representantes de empresas alemãs mas também multinacionais, quer com projectos já em desenvolvimento em Portugal como interessadas em explorar novas vias de negócio. Por ambos os lados foi sublinhada a importância da parceria económico-comercial entre os dois países e o valor estruturante do investimento directo alemão em Portugal.

A convite do Presidente da Freie Universität Berlin, Prof. Dr. Peter-André Alt, Ministro Augusto Santos Silva proferiu uma palestra com o título “Europa: da Cultura à Economia”, perante uma plateia composta essencialmente por estudantes, na sua maioria mestrandos e doutorandos, bem como por docentes, das áreas de Relações Internacionais, Ciências Políticas e Económicas e Filologia Românica. Discurso do Ministro versou sobre os desafios que presentemente se impõem à identidade europeia e o papel central que cabe à Cultura, enquanto matriz civilizacional, assente no pensamento crítico e na razão, na cidadania, na participação na esfera pública e no respeito pela riqueza que resulta da diversidade cultural.

Para mais informações em alemão sobre Palestra Ministro Augusto Santos Silva no website da Freie Universität: http://www.fu-berlin.de/campusleben/campus/2016/160502-aussenminister-portugal/index.html

Fotografias gentilmente cedidas por Glyn Lowe - http://www.glynlowe.com/ministro_dos_negocios_estrangeiros-augusto_santos_silva-berlin-2016

 27 de Abril de 2016 03

 

27 de Abril de 2016 09

 27 de Abril de 2016 12

 

27 de Abril de 2016 00

 

27 de Abril de 2016 14

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail