Embaixada de Portugal na Alemanha

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Luto Nacional - 17, 18 e 19 de Outubro de 2017

Por respeito e solidariedade às vítimas dos incêndios que afetaram várias regiões do país, o Conselho de Ministros aprovou tarde de ontem, o decreto que declara luto nacional nos próximos três dias. A aprovação do diploma resulta de uma reunião extraordinária, realizada por via eletrónica.

Já está também publicado no Diário da República, o despacho que declara a «situação de calamidade, a partir das 0 horas de 16 de outubro e até às 0 horas de 18 de outubro, nos concelhos dos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu».

Além da adoção das medidas previstas em situação de calamidade, foram ainda definidas medidas excecionais como o «aumento da mobilização dos bombeiros» e a «dispensa do serviço público dos trabalhadores da Administração Pública (direta, indireta e autónoma), bem como dos trabalhadores do setor privado que integrem como bombeiros voluntários o dispositivo de combate aos incêndios».

A Embaixada de Portugal em Berlim apresenta as mais sentidas condolências aos familiares das vítimas deste trágico acontecimento e expressa a sua solidariedade neste momento difícil. Os nossos pensamentos estão com as vítimas.

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc21/comunicacao/noticia#governo-aprova-tres-dias-de-luto-nacional

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail