Embaixada de Portugal na Alemanha

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de Natal do Embaixador de Portugal

Apesar de ser um lugar-comum, não deixa de ser menos verdade afirmar que o “tempo voa”; e constatar que já nos encontramos, uma vez mais, a preparar a quadra natalícia e a fazer planos para um novo ano que se aproxima. 

Os últimos doze meses foram bons para Portugal e foram igualmente bons para a Comunidade Portuguesa na Alemanha. O trajeto de superação da crise económica e financeira - que afetou Portugal - prosseguiu com renovado ímpeto e atingimos metas assinaláveis no crescimento económico, na criação de emprego e na melhoria das condições de vida dos portugueses. Para isso também contribuíram as nossas comunidades espalhadas pelo mundo.

No entanto, 2017 também ficou marcado pela tragédia dos incêndios em Portugal. Nesta quadra, não poderemos deixar de pensar em todos os que pereceram em várias vilas e aldeias e ter um pensamento fraterno para com as suas famílias. A propósito dos incêndios gostaria, ainda, de registar a solidariedade demonstrada pelos nossos compatriotas residentes no estrangeiro, um exemplo de unidade da nação lusitana, independentemente das distâncias geográficas.

O êxito de Portugal no plano internacional foi prolongado em 2017. Pela primeira vez triunfámos no Festival Eurovisão da Canção, com Salvador Sobral, e já no final do ano Portugal foi considerado o melhor destino turístico do mundo e Lisboa a melhor cidade para estadias de curta duração. Para além disso o Ministro das Finanças, Dr. Mário Centeno, foi eleito presidente do Eurogrupo que reúne os titulares daquela pasta de todos os países que partilham o Euro. A afirmação que “Portugal está na moda” é cada vez mais verdade.

Encarando os próximos doze meses que se avizinham, considero que temos motivos para estar otimistas; e a Diáspora portuguesa residente em terras alemãs tem amplos motivos para partilhar esse otimismo.

Termino formulando os votos de um Santo Natal, passado junto dos familiares e amigos, e de um Ano Novo repleto de paz, felicidade e saúde para todos os nossos compatriotas que residem na Alemanha.

João Mira Gomes
Embaixador de Portugal na Alemanha

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail