Embaixada de Portugal na Alemanha

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Eleições Assembleia da República de 6 de outubro 2019 - Consulta dos Cadernos Eleitorais

voto1

Para poderem exercer o seu direito de voto, os cidadãos portugueses residentes no na Alemanha, devem estar devidamente recenseados nos cadernos eleitorais dos Postos recenseadores de Berlim, Düsseldorf, Estugarda ou Hamburgo. Todos os eleitores têm o direito e o dever de verificar se os dados do seu recenseamento estão correctos e actuais (em particular o local de residência), ou se necessitam de correção.

Este ponto é importante, uma vez que a votação para a Assembleia da República para os cidadãos eleitores residentes no estrangeiro decorrerá por via postal, sendo por isso determinante que estes dados se encontrem corretos. Nos termos da Lei Eleitoral Portuguesa, o recenseamento eleitoral é suspenso 60 (sessenta) dias antes do ato eleitoral, pelo que no que respeita à votação para as próximas Eleições Legislativas, o referido prazo terminará no início do mês de agosto.

Assim, aconselha-se aos utentes com eventuais dúvidas sobre a sua atual inscrição eleitoral para a conveniência de verificarem a mesma, consultando diretamente a página do Ministério da Administração Interna criada para o efeito - https://www.recenseamento.mai.gov.pt/-, ou deslocando-se ao posto consular da sua área de residência na Alemanha, apresentando o bilhete de identidade ou o cartão de cidadão válidos.

Para mais informações consulte o Posto Consular da sua área de residência, cujos contactos pode aceder aqui: https://www.berlim.embaixadaportugal.mne.pt/pt/seccao-consular/informacao-geral

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail