Embaixada de Portugal na Alemanha

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem do Embaixador de Portugal na Alemanha por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

No próximo dia 10 de Junho seremos mais de 146.000 nacionais a celebrar a portugalidade na Alemanha. Nos vários Estados-Federados serão muitas as celebrações a cargo de Associações, de outras coletividades ou de grupos de cidadãos. A todos saúdo e a todos agradeço pela vossa iniciativa.

Nunca a Comunidade portuguesa na Alemanha foi tão numerosa; e nunca foi tão rica em diversidade.

É essa diversidade que nos permitirá ter uma presença mais abrangente e mais visível nos vários sectores da sociedade alemã; e será através de um maior protagonismo que poderemos promover a defesa dos nossos interesses de uma forma mais eficaz.

Em especial gostaria de pedir o vosso empenho nas questões do Ensino do Português. A Embaixada, através da Coordenação do Ensino, juntamente com os Consulados Gerais, os professores e as Associações de pais tem levado a cabo uma estratégia abrangente de promoção do Ensino da Língua na Alemanha.

O nosso objetivo é triplo: aumentar o reconhecimento académico do estudo do português, reforçar o apoio por parte das administrações escolares alemãs e, por último, crescer no número de alunos que frequentam as aulas ministradas pelos professores aqui colocados pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua IP.

Para atingir aqueles objetivos necessitamos de contar com a mobilização de todos os setores da Comunidade. Neste contexto gostaria de deixar uma palavra especial de reconhecimento aos Conselheiros das Comunidades Portuguesas e aos membros dos vários Conselhos Consultivos juntos dos Consulados Gerais pelo trabalho que têm levado a cabo na prossecução daquele triplo desiderato.

Claro que uma parte importante da concretização daquela estratégia cabe ao Estado português. Por isso, o Ensino tem sido uma das minhas prioridades desde que iniciei funções; e, por isso, iremos reforçar a Rede de Ensino do Português, quer através da colocação de mais docentes, quer através de uma melhor organização da rede de escolas onde serão ministrados cursos de Português no ano letivo 2018-2019.

O Ensino e a divulgação da Língua não se resumem à “escola portuguesa”. A nível universitário temos vindo a crescer significativamente em termos do número de universidades com as quais colaboramos e, consequentemente, a registar um aumento considerável do número de discentes que frequentam cursos de língua e cultura.   

Para além do Ensino existem outras áreas nas quais pretendemos melhorar o apoio à Comunidade. Desta forma, e indo ao encontro de um desejo que me foi transmitido mesmo antes de assumir o cargo de Embaixador em Berlim, iremos, no segundo semestre do corrente ano, abrir um escritório consular na região de Frankfurt. Por outro lado, irá ser prosseguida a celebração de Protocolos de Cooperação com municípios alemães, iniciativa, esta, que tem merecido uma atenção muito especial por parte do Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Os primeiros meses deste ano confirmaram a excelente fase do relacionamento bilateral entre Portugal e a Alemanha. Em Março passado o Presidente Federal Frank-Walter Steinmeier visitou oficialmente Portugal; e há escassas semanas foi a vez da Chanceler Angela Merkel testemunhar, com particular agrado, a evolução registada no nosso país nos últimos anos.

Nas conversas com os respetivos interlocutores portugueses, ambos altos dignitários tiveram oportunidade de elogiar a Comunidade residente na Alemanha; a ambos, as autoridades portuguesas tiverem oportunidade de agradecer o acolhimento concedido aos nossos nacionais que aqui residem.

E é a todos, e a cada um, dos mais de 146.000 portugueses na Alemanha, sem esquecer os luso-descendentes que também integram a grande família lusa, que desejo um feliz e festivo Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas.

 

João Mira Gomes
Embaixador de Portugalna Alemanha

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail