Embaixada de Portugal na Alemanha

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem do Embaixador de Portugal na Alemanha por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2019

A celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas vem novamente ao nosso encontro, neste mês de Junho, e novamente nos interpela para sentirmos e festejarmos juntos os nossos valores e língua comum, que são o verdadeiro passaporte global que trazemos connosco, e pelo qual somos reconhecidos e respeitados onde quer que as nossas vidas nos levem.

Este ano, as Comemorações Oficiais na Alemanha decorrem no Estado Federado do Hesse, no qual reside uma significativa Comunidade portuguesa, e desenrolam-se sobre vários dias através de diversas actividades e eventos programados nas cidades de Frankfurt, Wiesbaden, Mainz-Kastel e Gross-Umstadt e abrangendo as áreas do associativismo, ensino, cultura e turismo. 

Pelas mesmas e pela presença de todos na grande diversidade de outros eventos dinamizados pela rede das Associações e colectividades portuguesas na Alemanha, desejamos em comum continuar a celebrar Portugal, a sua História e Cultura, as suas realizações passadas e presentes, e acima de tudo os valores que ligam quantos se exprimem na língua de Camões, e apercebem o mundo através do sentir português.

A voz de Portugal continuou em 2019 a ser ouvida e respeitada  no plano internacional, no ano em que se iniciaram as comemorações dos 500 anos da Viagem de Circum-navegação impulsionada pelo navegador português Fernão de Magalhães e concluída  em 1521 pelo espanhol Elcano, numa exploração marítima marcada pelo risco e tenacidade em todos os instantes, e não deixo de o sublinhar, feita por marinheiros de diferentes nações europeias e falando diferentes línguas.

No passado dia 30 de Maio, tive o grato prazer de acompanhar Sua Excelência o Primeiro-Ministro em Aachen na Cerimónia atributiva do Prémio Carlos Magno ao actual Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, tendo o elogio do premiado sido feito pelo Rei de Espanha Filipe VI. No passado como no presente, portugueses fomentam cooperação e aproximam povos e culturas.

Os últimos 12 meses desde a celebração do Dia de Portugal de 2018, que decorreu em Berlim, confirmaram a sólida recuperação económica portuguesa, apoiada nas exportações, no investimento E num dinâmico sector turístico e hoteleiro.É uma trajectória que importa preservar, apoiada na continuidade do esforço de rigor que permitiu superar dificuldades passadas. É o resultado do empenho de todos os portugueses independentemente do respetivo lugar de residência.

É hoje evidente que a Comunidade portuguesa na Alemanha patenteia uma nova frescura, pela renovação trazida pelos novos residentes portugueses, muitos deles possuidores de elevadas qualificações académicas e profissionais, e que concorrem para aumentar a visibilidade e influência de Portugal na Alemanha. Mas para um sucesso destes, também contaram aqueles que aqui residem há várias décadas. A todos dirijo uma palavra de saudação e encorajamento virada para o futuro.

Termino fazendo votos de um muito feliz, solidário e festivo Dia de Portugal.

João Mira Gomes
Embaixador de Portugal na Alemanha

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail